Blog
Reflexão e autoconhecimento para traçar novos planos
Janeiro é o mês em que costumamos fazer nossas metas para o ano que está iniciando e também nos cobramos por aquilo que deixamos de executar ou pelo que não deu certo no ano anterior. Você sabia que é justamente por isso que este mês foi o escolhido para a campanha de saúde mental Janeiro Branco? O site do movimento diz que “janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós”.
Este ano, o tema da campanha é o equilíbrio: mais equilíbrio entre obrigações e alegrias, cansaço e motivação, desgaste e energia, individualidade e coletividade, trabalho e descanso, medos e coragem, confusão e paz. O equilíbrio é importante em todas as áreas da vida, na alimentação, no trabalho, nas relações sociais.
Que tal aproveitar esse início de ano e a campanha Janeiro Branco para dar uma parada e pensar na sua saúde mental, buscar o autoconhecimento e o equilíbrio para então traçar novos planos e colocá-los em prática? Para começar, você sabe identificar o que você gosta, o que lhe faz bem? Faça uma reflexão e analise como você costuma agir no dia a dia. Em que situações você se sente mais motivado e feliz? O que lhe faz mal, o que considera como seus pontos fortes e quais são suas vulnerabilidades? Procure lembrar de atitudes que quando você toma é elogiado, e outras que faz e recebe críticas. Você pode fazer essa avaliação do seu comportamento tanto nas relações pessoais quanto profissionais.
Para lhe ajudar nessa reflexão também podem ser usadas diversas ferramentas como a Mandala Ikigai, que ajuda a alinhar propósitos, valores, expectativas e possibilidades reais de trabalho; a Análise SWOT Pessoal, que avalia suas Forças (S), Fraquezas (W), Oportunidades (O) e Ameaças (T); e ainda a Roda da Vida, para refletir sobre diversos aspectos como trabalho, espiritualidade, amizades, finanças, entre outros . Pesquise e escolha entre as tantas opções existentes. A partir desse autoconhecimento, você pode traçar melhor os planos para sua vida.
As empresas também podem contribuir para que seus talentos desenvolvam seu autoconhecimento. Elas podem fazer uso de ferramentas como os processos de Assessment, que seriam uma primeira etapa para o autoconhecimento dos profissionais. Ao contratar um Assessment para os integrantes de suas equipes, a empresa mostra que está preocupada com o desenvolvimento do profissional e que quer contribuir para que a pessoa se conheça melhor, desenvolva seu perfil e se transforme em gestora da própria carreira. Ao se conhecer, o profissional começa a minimizar seus erros e fragilidades, pode encontrar outras maneiras de trabalhar isso, e passa a transformar suas ações, e consequentemente, contribuir melhor para o resultado da empresa.
Você é líder e quer ajudar os profissionais de sua equipe a se conhecerem melhor?
Entre em contato conosco e saiba como o processo de Assessment pode auxiliar no autoconhecimento dos colaboradores.
Compartilhe
Receba nossas vagas pelo WhatsApp: Acesse: Vagas