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Caneca

Dicas de como iniciar bem no seu novo trabalho

Dicas de como iniciar bem no seu novo trabalho
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20/09/2022
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Como causar impacto positivo no seu novo emprego

Você conquistou a vaga que tanto desejava e vai iniciar um novo desafio em sua carreira! Agora então é hora de fazer valer na prática aquela famosa frase “a primeira impressão é a que fica”. Os primeiros dias em um novo emprego são fundamentais para causar um impacto positivo e criar boas conexões que vão lhe ajudar a seguir em frente e ter sucesso em sua jornada. Sabemos que os momentos iniciais na nova empresa costumam gerar ansiedade e muitas dúvidas. Para que você sinta-se bem preparado e potencialize sua entrada na nova organização, vamos lhe ajudar com orientações valiosas para o seu período de integração.

Prepare-se adequadamente

Embora você já deva ter feito isso durante o processo de seleção, procure buscar o máximo de informações sobre a nova empresa. Quais produtos e serviços, onde atua, quais os concorrentes, imagem de mercado, planos futuros, estrutura, como é vista na comunidade, etc. Você pode pesquisar em notícias na internet, no próprio site da companhia e por meio de sua network. Isso vai lhe ajudar a fazer questionamentos mais pontuais logo que começar a trabalhar.

Comece pelo básico

Chegue na hora exata. Não existe desculpa aceitável para chegar atrasado logo no seu primeiro dia. Então, confira o roteiro, verifique como é o trânsito no horário e saia com antecedência. Não esqueça de escolher uma roupa adequada. Também é importante desligar o celular e levar uma caneta e agenda para anotações.

Observe e anote

Procure conhecer um pouco a cultura da empresa e tente se adaptar a ela. Observe como as pessoas se vestem, interagem entre si, se os padrões são mais formais ou informais, como funciona a hierarquia, qual o clima predominante do novo local de trabalho. Por mais que você pesquise, as informações que coletar virão de outras pessoas que têm suas próprias formas de olhar a empresa. Entender a cultura de uma organização leva tempo, então tenha paciência e seja comedido. Mas seja curioso e faça perguntas. As pessoas entendem que por ser novo na empresa, você terá muitas dúvidas. Interesse-se pela empresa, pelos negócios, demais setores, pela história e pela cultura da empresa. Tome nota, estabeleça prioridades, mostre organização e controle.

Escute muito e relacione-se com cautela

Nada de ficar querendo impressionar todo mundo logo no primeiro dia. Seja gentil e humilde, no sentido de saber que, por mais bagagem profissional que já tenha, agora nessa empresa você que é novo e tem menos informação que os outros. Evite ficar comparando seu antigo trabalho com o atual. Nesse início, dance conforme a música e, aos poucos, vá ganhando seu próprio ritmo, com segurança. É provável que você seja apresentado logo de cara a muitas pessoas. Então, procure decorar seus nomes, mas não queria ser íntimo na primeira conversa. Seja cortês, mas sem excessos. Nada de chegar chegando!

Alinhe expectativas

Por mais que se tenha conversado no processo seletivo, treino é treino e jogo é jogo! Procure entender o escopo do seu trabalho mais detalhadamente e alinhe com seu chefe quais as expectativas dele. A partir daí, monte um cronograma de trabalho para os próximos 30 dias e recorra ao feedback para checar como você está desempenhando seu papel. Com isso, pode saber onde precisa melhorar e quais impressões está causando.

Encontre um mentor

É claro que você não vai conseguir encontrar um mentor logo nos primeiros dias, pois isso requer conhecimento do outro, empatia e uma certa química. Mas, à medida que for se integrando, tente achar alguém que seja mais sênior, que esteja há mais tempo no negócio e que possa lhe apontar atalhos, dar conselhos, avaliar suas ações e incentivar você.

Atenção aos stakeholders

Também é importante conhecer os stakeholders que interagem com você com mais frequência, ou seja, quais filiais, áreas, setores, fornecedores, clientes, parceiros, etc. Eles vão impactar diretamente seu trabalho, portanto, estabeleça uma relação aberta, empática e de confiança logo nas primeiras semanas. Entenda ainda quais os elementos  que seu trabalho requer e onde ele irá impactar.

Se você é o líder

Se foi contratado como gestor ou líder, é provável que sua equipe crie bastante expectativa sobre você, afinal, suas ações vão impactar diretamente sobre o trabalho e a vida deles. Nesse primeiro momento, liderar significa se mostrar disponível ao grupo. Por isso, é importante reunir a equipe, ouvir um pouco sobre cada um, entender em linhas gerais o histórico, falar de sua experiência, de como você faz a gestão das pessoas e dos processos. Deixe também um espaço aberto para questionamentos e, principalmente, se mostre acessível. Você vai se surpreender como muitos vão lhe procurar e, com essa abertura, será possível coletar muito mais informações que agreguem ao seu desempenho como gestor.

Se o trabalho é híbrido ou remoto

    • Delimite um local de trabalho com boa iluminação e sem barulhos e interrupções frequentes. Tenha uma conexão de internet estável, um bom fundo para chamadas em vídeo e fones de ouvido.

    • Crie uma rotina, cumpra os horários de trabalho de início e fim, vista-se para o trabalho.

    • Faça pausas para um café e/ou esticar o corpo, foque sua atenção por 40 minutos – uma hora e depois pare uns 5 minutos. Estipule horário para almoço e pare pelo menos uma hora para descansar. Isso ajuda a ser mais produtivo.

    • Invista na ergonomia, é fundamental ter uma boa mesa, apoio para notebook e uma cadeira que preserve sua postura.

    • Tenha cuidado com as informações da empresa, evite imprimir e jogar no lixo comum informações sensíveis. Entenda a política de LGPD da sua empresa.

    • Mantenha um contato frequente e amistoso com seu líder e a equipe de trabalho, o ser humano é gregário por natureza, separe momentos para questões do dia a dia simulando aquele papo de corredor/cafezinho que mantinha-se no trabalho presencial, interesse-se pelas pessoas genuinamente.

    • Se for possível, procure com frequência estar um dia ou algumas horas na empresa. As relações humanas não devem ser substituídas por completo.

    • Adote um ritual de separação, a vida não é só trabalho, faça outras atividades e delimite seu horário de trabalho e lazer adequadamente.

Acredite em você

Por fim, confie em você! Afinal, se foi o escolhido é porque a empresa viu assertividade em seu perfil para as necessidades dela. E lembre-se: as empresas querem profissionais com um novo modelo mental mais flexível, proativos, relacionais, disponíveis para ensinar e para aprender e, principalmente, direcionados para a resolução de problemas e que contribuam decisivamente para o progresso dos negócios.

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